Marcos Targino's profile

LGBTs no Regime Militar

"LGBTs no Regime Militar" é um especial de quatro reportagens produzido ao Jornal da USP baseado em tese de doutorado de Renan Quinalha, "Contra a moral e os bons costumes: A política sexual da ditadura brasileira (1964-1988)".

A primeira parte introduz o que seria essa política sexual e conta sobre a primeira passeata realizada por gays e lésbicas em 1980, em São Paulo.
O segundo vídeo foca em mídias alternativas que possibilitaram aos LGBTs expressar suas demandas e se opor às mídias tradicionais que representavam o homossexual de forma estigmatizada. Como exemplo são citados o jornal Lampião da Esquina e o boletim Chanacomchana.

A terceira parte aborda o nascimento dos grupos organizados de homossexuais em São Paulo e os atritos que existiam entre o movimento homossexual e os grupos de esquerda.
O último vídeo foca nas questões da militância lésbica, que precisou encontrar seu lugar por sofrer machismo no movimento homossexual e homofobia no movimento feminista da época.
O projeto demandou algumas soluções gráficas para ilustrar o que era abordado com fotos e reproduções de textos. Para escapar do convencional fundo neutro, preferi utilizar as próprias imagens como fundo de tela, usando-as mais escuras e desfocadas para facilitar a visualização do conteúdo centralizado.

O uso de cartelas se diferenciou do adotado convencionalmente pelo Jornal da USP, sendo mais minimalista: fundo preto opaco e fonte branca.
LGBTs no Regime Militar
Published:

LGBTs no Regime Militar

Published: